Ações de vendas para sua loja de roupas

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No cotidiano da loja de roupas é normal que, no decorrer dos meses, haja sazonalidade de vendas, devido ao calendário comercial. No entanto, ao comparar os últimos anos e perceber que o faturamento e a margem continuam praticamente os mesmos, isso significa que suas vendas estão estagnadas!

Pelo lado positivo, a sua loja provavelmente fidelizou a maioria das consumidoras, pois, continua vendendo peças do mesmo perfil, o que te permite cumprir com todos os pagamentos para manter o ponto — estoque, infraestrutura, funcionárias — e, ainda, garantir o seu pró-labore. Contudo, ainda que as conquistas acima sejam grandes vitórias, dada a grande concorrência do segmento e instabilidade econômica constante, toda empreendedora quer ver sua loja crescer e, para isso, é preciso realizar ações de vendas! Momentos de estagnação indicam que é necessário atrair mais pessoas para o seu comércio, além de incentivar o aumento do ticket médio da clientela conhecida.
Combos de peças Muito comum em grandes redes, essa estratégia prevê diminuir o estoque de coleções passadas. São propostas com preço fixo e o maior número de peças possíveis: três vestidos, quatro camisetas, dois pares de sandália. Para tornar ainda mais atrativo e, principalmente se tiver alguma peça específica com pouca saída, monte um look e melhore o preço. Assim, é possível ajudar as clientes — pois, a maioria tem dificuldade de pensar em combinações estilosas — e incentivar uma compra maior.
Cadastro de clientes
Informações estratégicas auxiliam o relacionamento com o público. Tenha sempre atualizado o número de celular, manequim, aniversário das clientes e endereço de e- mail. Use-as com frequência: seja para passar conteúdos com dicas e curiosidades,informar sobre promoções ou lançamentos. Existem ferramentas que facilitam a utilização comercial de tais dados, sejam as mensagens pré-gravadas no WhatsApp (para responder rapidamente as questões mais frequentes) ou plataformas específicas como o MailChimp e SendinBlue para e-mail marketing.

Ofereça cupons
Os cupons são excelentes para atrair pessoas novas. Aproveite o contato das clientes que já frequentam a loja para conseguir aumentar a cartela através de indicação. Uma ideia é perguntar para a consumidora quem ela quer presentear com 5% de desconto e oferecer o mesmo percentual para ela na próxima compra, em troca do contato da amiga.
Os cupons também podem ser antecipados, sendo amplamente divulgados nas redes sociais para que, no período escolhido, as clientes venham até a loja. Promoção surpresa Nos dias e horários de menor fluxo, crie a tradição de ofertas relâmpago. Apenas durante aquele período do dia os looks selecionados estarão com preço especial. Com isso, espera-se aumentar as vendas nos horários frios a partir das compras por impulso, dado o curto espaço de duração. O cadastro de clientes pode ser ativado neste momento para informar sobre as ações de vendas! E agora que você já sabe o que fazer para movimentar mais a sua loja, não deixe de comentar sobre qual dica vai colocar em prática e volte para compartilhar seus resultados!


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