Monte o plano financeiro de sua loja e comece o ano com o pé direito

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A chegada de um novo ano traz um cenário comum para os empreendedores: milhares de metas, listas de promessas, novos planos e ideias à mil. O virar do calendário é também uma forma de focar no faturamento dos próximos 365 dias, afinal, com tantas possibilidades que podem surgir é possível dar um up nos negócios e na vida profissional.

Porém, para que a sua empresa decole em 2019, o primeiro passo é ter organização e planejamento financeiro. Estruturar e mensurar o dinheiro que irá entrar e sair, por exemplo, é fundamental para levar uma vida empreendedora mais saudável e sem perder o controle.

Se você é lojista ou revendedor, temos ótimas notícias: com determinação e conhecimento é possível triplicar as vendas e ter um ano de muito sucesso. E foi pensando nisso que separamos 6 dicas infalíveis para te ajudar a fazer um bom plano financeiro para sua loja e realizar todas as metas em 12 meses. Confira!

6 dicas para fazer um plano financeiro

  1. 2019 sem pendências

É essencial para os negócios que você inicie o ano sem dívidas, pagamentos atrasados ou outras pendências. Por isso, se tiver prestações longas e sem data final para o acerto, tente renegociar o valor para quitar toda conta e, assim, diminuir as taxas de juros.

  1. Foco nas despesas constantes

Analise, anote quais são as suas despesas fixas e foque em reservar uma quantia mensal para cobri-las – como o aluguel, IPTU, internet, mercadorias e funcionários. Com esses números na ponta do lápis, você não gastará ou investirá mais do que entra de lucro na sua loja, evitando se afogar em dívidas.

  1. Tecnologia ao seu favor

Para tornar tudo mais fácil, abuse da tecnologia. Atualmente existem planilhas no Excel, no Google e dezenas de aplicativos para smartphone que te auxiliam a controlar a entrada de dinheiro no caixa, a quantidade de mercadoria em estoque e as vendas realizadas.

O Guia Bolso, o QuickBooks, o Conta Azul e o Organizze são algumas plataformas online fáceis de usar e que funcionam como excelentes gestores financeiros para micro e pequenos empresários.

  1. Passo a passo no papel

Começo de ano vem sempre repleto de sonhos e metas, não é mesmo? E são esses desejos que nos motivam a alcançar os objetivos profissionais e irmos cada vez mais além.

Com o planejamento financeiro certo, você conseguirá ter uma visão melhor sobre o que é preciso para realizar os planos do seu negócio e expandi-lo. Por isso, aproveite o mês de janeiro para criar um passo a passo mensal de tudo o que você quer fazer para a sua empresa – apenas não se esqueça de colocar datas limites e prazos para cada tarefa, isso te ajudará a não perderá o foco.

  1. Planeje e realize

Para o plano financeiro da sua loja ser bem-sucedido, é preciso que você cumpra com todas as responsabilidades e seja presente. Converse com os seus funcionários e fornecedores, para que todos estejam envolvidos no processo de organização e assim garantir os melhores resultados de toda equipe.

  1. Esse ano será seu

Além de conseguir ter maior controle sobre os gastos e faturamentos, a organização amplia sua visão sobre o futuro do negócio, sendo possível prever investimentos, fazer melhorias e até planejar reformas que irão potencializar o seu sucesso.

Busque o método de planejamento que mais se encaixa no seu dia a dia e coloque-o em prática, pois com certeza essa ferramenta irá te trazer tranquilidade e ajudá-la a gerir sua loja sem medo de errar ou arriscar demais.

E você, já fez o plano financeiro para sua loja? Aproveite as nossas dicas, coloque-as em prática e tenha um 2019 sem dívidas.

 


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×